sábado, 28 de maio de 2011

Se dar o respeito?

E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar. Clarice Lispector
Quem nunca ouviu essa frase “quem quer respeito se dar o respeito”. Eu mesma já ouvir varias vesses sendo dita para mim ou para muitos outros, mas nunca a entendi. Essa frase me intriga e fico me perguntando “o que é se dar o respeito?”
Eu sei como respeitar as pessoas. Sei como quero ser respeitada. Sei quando estou e quando não estou sendo respeitada. Agora quando eu me respeito isso eu não sei.
Me questiono se se dar o respeito é ser uma pessoa dita politicamente correta. Sabe aquelas pessoas que não podem fazer nada... Exemplos:
A mulher politicamente correta não grita, não briga, não sai à noite sozinha, não vai pra balada com os amigos, não gostar de beber bebidas alcoólicas, não toma um porre, não vai a um bar, não tem ressaca, não chega em casa bêbada, não tem um coma alcoólico e lembra de tudo no dia seguinte. Não fica com mais de um cara na mesma noite, no mesmo dia, no mesmo mês, no mesmo ano e muito menos desconhecido. Não pega carona com quem não conhece. Não dá perdido nos amigos e vai para um ap de um cara. Não faz sexo casual com um amigo. Não dança com desconhecido e muito menos encima de uma mesa, ou estilo “Im A Slave For You” na chuva. Não pega amigos, não marca um encontro às escuras. Não usa roupas curtas, vestidos justos e muito menos biquíni fio dental. Não faz guerra de pistolas d’água só usando lingerie na piscina.  Não fala palavrões, não faz apostas ridículas. Não fala mal de ninguém. Não é canalha (por que isso é coisa de homem?), pilantra, vigarista e muito menos esperta. Não faz os manés de otarios. Não faz uns playboys pagarem suas bebidas em uma festa para depois da um fora. Não fica com um cara gostando de outro, muito menos namora. Não senta no colo daquele que você namora por que isso não é coisa de menina direita. Não beija na frente dos outros. Não fica com um cara e se ousar ficar, amasso nem pensar. Não mente, não engana e não finge nada. Não comete erros. Não chora escondida. Não diz que gosta de sexo. Não age às escondidas. Não trapaceia ninguém. Não coloca o dedo na cara de ninguém. Não manipula para ter o que quer. Não se humilha pedido para alguém não ir embora da forma mais ridícula. Não diz que ama ainda um cafajeste de outros tempos. Não mata aula por nada. Não esculacha ninguém e monte de outras coisas ditas erradas. 
A pessoa dita politicamente correta é fingida e se “se dar o respeito” é não fazer tudo isso ai, então filhotes eu estou ferrada, pois não me respeito nem um pouco. Mas sabe do que mais eu prefiro continuar assim sem me dar o respeito, pelo menos me sinto viva. Prefiro me indignar com as coisas que acontecem a minha volta do que se preocupar em me respeitar. Pois a obrigação de me respeitar é de vocês sendo eu do jeito que for ou fazendo o que for. Sendo assim respeitada, respeito vocês do jeitinho que são. Willi. S.

Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você lê e sofre. Você lê e sorri. Você lê e engasga. Você lê e tem arrepios. Você lê, e sua vida vai se misturando no que está sendo lido. Caio F. Abreu