domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo! Glückliches Neues Jahr! Nytar! Feliz Año Nuevo! Felicigan Novan Jaron! Heureuse Nouvelle Année! Feliz Aninovo! Shaná Tová! Happy New Year! Felice Nuovo Anno! Akemashite Omedetou Gozaimasu!

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.  Carlos Drummond de Andrade
 

De repente num momento fugaz,
os fogos de artifício anunciam
que o ano novo está presente
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz,

as taças se cruzam
e o champagne borbulhante anuncia que 
o ano velho se foi e o ano novo chegou.
 
De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam
e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo
e uma só aspiração:
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação;

não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai,
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio,

cantamos uma só canção,
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso,

e de como é bom VIVER.


Para você ganhar belíssimo Ano Novo...
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.


Não precisa chorar de arrependimento
pelas besteiras consumadas nem
parvamente acreditar que por decreto


da esperança a partir de Janeiro
as coisas mudem e seja claridade,
recompensa, justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e
gosto de pão matinal, direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um ano-novo que mereça
este nome, você, meu caro, tem de
merecê-lo, tem de fazê-lo novo,

Eu sei que não é fácil mas tente,
experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
dorme e espera desde sempre.

Autor desconhecido
  

                                                                      Resolvi fazer uma não-promessa. Acho que essa vai ser mais fácil de cumprir. Explico: menos expectativas. É isso. Minha promessa de ano novo é esperar menos, ser menos exigente. Comigo e com os outros. Descobri que as pessoas exigentes demais são as que se frustram na mesma proporção. Quanto mais a gente espera dos outros, mais a gente continua esperando.
Brena Braz

Que o velho morra para dar lugar ao novo...
Pois toda morte é um renascimento;
Que eu possa ir fundo, dentro de mim, para poder tocar o céu...
Que eu possa alcançar o horizonte...
Que eu possa ter tempo para tudo aquilo que deixei de realizar, e que poderia fazer a qualquer momento...
Que as horas passem devagar quando precisem... os dias menos depressa...
E que eu possa conquistar o atemporal. Não pelo que eu faço, mas por quem eu sou.
Além do sucesso, minha integridade. Além dos objetivos, minha inteireza.
Que eu possa perceber que sou eu quem carrego a chave das próprias prisões que crio..
E que eu me liberte, livre do medo, da angústia, da aflição...
E neste vôo, possa lançar as sementes do Amor.
Amor que todos devemos cultivar.
Além da bela silhueta, além dos preciosos amigos, além de qualquer explicação ou teoria lógica e lapidada.
Além de belos títulos de livros ou filmes. De boas marcas. De comentados lugares.
Eu possa me encontrar. Em tudo aquilo e mais um pouco. Ou menos.
E que eu possa refletir, como um espelho, todos a minha volta.
Que o porvir possa acalmar a ansiedade do dever-ser e do vir-a-ser
Porque eu ainda não sou, nada além, do que eu já sou.
E em mim, tudo basta. Mesmo quando me sinto vazio..
E que, diante do vazio, eu não me preencha com mais dele.
Mas possa decorar minha mente e minha alma de boas conversas, de poesia, de paisagens, de comida frugal e música.. daquelas que tocam o ser.
Que eu aprenda a perdoar, primeiro a mim, por não saber perdoar.
Que eu lembre do melhor e esqueça o necessário..
..O desnecessário para crescer. Pois crescer é inevitável.
E que o inevitável venha. E assim, eu aprenda a aceitar.
Que eu possa criar. Que eu volte a ser quem eu nunca fui, e quem um dia eu deixei de ser.
Sorrisos e lágrimas. Criador e criatura. Céu e terra.
Que os monstros se tornem disciplina e Compaixão.
Tenho equilíbrio. Procuro por mais.
Equilibrei-me por desequilibrar-me.
Além das palavras, o agradecimento contido em cada uma delas.
Pois é a experiência que me brinda com a realidade que me envolve.
Escada de degraus infinitos.
Um recomeço de um caminhar eterno.
Abençoado, próspero, tranquilo. Para mim e para você.
Só para você.
Só para mim.
2012. 

Guilherme Antunes


RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais. Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos e abraçá-los mais. Quero ver mais filmes e comer mais pipoca, ler mais. Sair mais. Quero um trabalho novo. Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto. Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Quero dançar mais. Comer mais brigadeiro de panela, acordar mais cedo e economizar mais. Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Pensar mais e pensar menos. Andar mais de bicicleta. Ir mais vezes ao parque. Quero ser feliz, quero sossego, quero outra tatuagem. Quero me olhar mais. Cortar mais os cabelos. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais. Não quero esperar mais, quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente e só o necessário para trás. Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais. Experimentar mais. Quero menos “mas”. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais.
“E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha".

Fernando Pessoa


Não se deixe levar pelo dia que se apresenta no calendário.
Não se alegre e nem entristeça o seu coração por causa de uma data.
Simplesmente viva cada minuto como se fosse único.
Como quem respira feliz e sem aparelhos.
Não se perturbe o seu coração nem se turve a sua mente,
por causa desta ou daquela data,
pela falta de um presente.
Nem se a mesa está posta ou mal disposta.
Antes um simples pão com a benção de toda a família,
que uma ceia cheia de pratos e muita mágoa e hipocrisia.
Nesses dias em que as festas tentam reunir pessoas,
onde nem sempre a falsidade consegue sair dos corações,
é bom lembrar que é só mais um dia,
que o mais importante, o essencial,
não se enxerga com os olhos da materialidade fútil.
Apenas os que já conseguem ver com os olhos de ver,
descobrem que o tempo, sábio tempo,
conta cada segundo como tempo vivido,
e ai daquele que perde seus preciosos minutos
com o brilho falso do luxo, das festas, das bebidas,
e de tudo que é passageiro.
De tudo, o que fica é a sua experiência de vida,
os bons momentos, a alegria, o repartir e o compartilhar.
O resto, é enterrado nas areias do tempo,
coisa que nem um arqueólogo quer encontrar.
Viva este dia como se fosse o último,
mas sempre com sabedoria e amor,
porque sem amor, a vida é apenas o contar dos dias.
Feliz 2012!
Eu acredito em você

Paulo Roberto Gaefke


Todo o dia é ano novo. Todo dia é ano novo. Entre a lua e as estrelas num sorriso de criança no canto dos passarinhos num olhar, numa esperança... Todo dia é ano novo na harmonia das cores na natureza esquecida na fresca aragem da brisa na própria essência da vida. Todo dia é ano novo no regato cristalino pequeno servo do mar nas ondas lavando as praias na clara luz do luar... Todo dia é ano novo na escuridão do infinito todo ponteado de estrelas na amplidão do universo no simples prazer de vê-las nos segredos desta vida no germinar da semente. Todo dia é ano novo nos movimentos da Terra que gira  incessantemente. Todo dia é ano novo no orvalho sobre a relva na passarela que encanta no cheiro que vem da terra e no sol que se levanta. Todo dia é ano novo nas flores que desabrocham perfumando a atmosfera nas folhas novas que brotam anunciando a primavera. Você é capaz, é paz. É esperança Todo dia é ano novo no colorido mais belo dos olhos dos filhos seus... Você é paz, é amora alegria de Deus. Não há vida sem volta e não há volta sem vida no ciclo da natureza neste ir e vir constante. No broto que se renova na vida que segue adiante em quem semeia bondade em quem ajuda o irmão colhendo felicidade cumprindo a sua missão. Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!
desconhecido

Despedida

Na verdade, eu vim apenas para me despedir.
Dar um adeus discreto, pois sei que você já nem pensa mais em mim.
E de verdade, sei que o seu pensamento está voltado para o outro,
por isso não vou me demorar em longos comentários.
Lógico que nosso relacionamento daria uma bela história,
em algumas ocasiões, um romance cheio de sentimentos,
em outras, um drama capaz de arrancar lágrimas.
Mas, cá entre nós, teve alguns momentos em que só rindo hein?
Cada besteira, cada coisa sem noção…
Então, eu pude observar o seu intimo,
sei das suas qualidades e seus “defeitinhos”.
Vi você se entregar para uma emoção,
chorar diante da televisão,
morrer de rir ao reconhecer sua trapalhada,
ficar morrendo de raiva ao descobrir uma mentira,
e esconder lágrimas no travesseiro,
na noite que parecia não ter fim.
Sim, eu vi!
Mas, agora é tempo de nos separarmos.
E de tempo eu entendo, vivo dele e se tivesse mais,
mais eu te concederia, pois me agradei da sua companhia.
Está na hora de partir, estou quase no fim,
se puder, faça-me um favor, não se esqueça de mim.
Jamais me esquecerei de ti.
Estou indo, agarre-se ao novo que está chegando,
viva-o intensamente.
Pois logo, logo, ele também vai passar.
E assim, será a sua vida, sempre um recomeçar,
mesmo quando parece uma partida.
Isso não é um adeus, é apenas uma despedida.
Do seu amigo ano velho, desejando-lhe um Feliz Ano Novo.

Paulo Roberto Gaefke


Jamais haverá ano novo, 
se continuar a copiar 
os erros dos anos velhos. 
Luís de Camões


"Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.
Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.
Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
Que 2012 seja doce. Repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Que seja bom o que vier, pra você."
Caio Fernando Abreu 



Que 2012 seja Feliz do começo ao fim! Que o amor renasça sempre! Que seja inteirinho doce, lindo... Que agente saiba lidar com os nossos momentos baixos e mantenhamos a humildade nos altos. Que seja de coisas novas, amigos novos, trabalho novo, sonhos novos... Que agente se renove, seja mais forte, mais brando... Que 2012 seja uma aventura maravilhosa... Que agente se divirta, se compartilhe e se ilumine com os pequenos milagres... Que agente ajude mais o outro e que agente nunca esqueça da nossa existência... Que 2012 seja limpo, cheio de alegrias... Que seja de novas ideias, sem preconceito, sem magoas, sem dores e cheio de realizações! Que seja prospero, que seja forte... Que seja tudo aquilo que podemos ser! Aproveite, 2012 é um livro em branco para ser escrito apenas por você!
 Saúde, Paz, Axé, Fé, Respeito, Graça, Amor, Alegria, Oxalá, Esperança sempre... Amém!
 Williane Santos



Ps: Meus agradecimentos há 2011... aprendi muito com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você lê e sofre. Você lê e sorri. Você lê e engasga. Você lê e tem arrepios. Você lê, e sua vida vai se misturando no que está sendo lido. Caio F. Abreu