quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tem que valer a pena para nunca ter vontade de desistir...


Construir, cavar e mexer em feridas é algo muito indelicado. Todo mundo tem problemas e cada um sua dor particular. Não da pra ficar de juiz julgado a tudo e a todos. Não da pra ficar agindo de forma impune por achar que seus ideias sejam melhores e corretos. Quem disse que se tem direito aquilo ou a outrem só por que assim deseja? – Quem por jogo sujo toma algo para si nunca o terá.

Pode até ser hipocrisia, mas nunca vi a grama do vizinho mais verde que a minha. Até por que tanto eu como ele nunca tivemos grama pra esverdear a varanda da casa. Pra mim a vida de outrem não é melhor que a minha e nem a minha é melhor do que a de outrem. É desgastante pensar assim. Tentar viver a vida alheia é não ser capaz de construir algo próprio é tentar destruir o momento único de realização do outro.
Deus criou a historia de cada um e interligou cada pessoa e lugar na sua hora certa. Chega a ser confuso pensar que cada ação que iremos praticar já esteja traçada. – Mais eu acredito nisso. Como também acredito que a gente pode mudar tudo isso bilhões de vezes ao dia, mas Deus continuará colocando você no caminho que lhe foi traçado até você ser consciente de aceitar e acertar.

Por muitas vezes passei por tempos tristes, como os que estou agora. Minha alma sobrecarregada não aparenta mais a jovialidade que tem. Mas nunca perco a Fé de que toda essa tristeza uma hora passa. Por que aprendi aos turrões que tudo passa e dias melhores sempre chegam. E é confortante pensar assim apesar das dificuldades.

Faz muito tempo que não escrevo tentando evitar meus malês. Mais é sempre melhor explodir em palavras do que em gritos e ações. Então, estou aqui por estar triste. Triste por sempre esperar o melhor das pessoas. Triste por acreditar que algo tinha se resolvido e na verdade não. Triste por não ter certeza da resolução do problema. E por tudo o que eu vi.

Eu vi que ainda posso me enganar e ser enganada. Vi que pessoas podem jogar sujo pelas minhas costas enquanto eu pago de feliz. Enquanto eu tento viver minha vida construindo meus sonhos.
Não consigo entender tudo por que me faltam palavras a serem ouvidas. Meus princípios e valores fogem de tudo que eu vejo e cada vez mais me sinto fora desse mundo. Não consigo me projetar destruindo nada, muito menos alguém, muitos menos relações em busca de beneficio próprio.

E que benéfico é esse de se tornar infeliz e tornar outras pessoas infelizes, só para dizer “venci é meu”?
Amor não se toma, não se compra, não se cobra. Ou você tem ou não tem. O respeito é também algo tão sublime quanto o Amor e ele como tal também se têm ou não tem. Tem gente que aprendi a respeitar desde pequeno com ensinamentos com os pais. Tem gente que aprendi com a dor da falta que ele faz. Eu aprendi com dois. Mas por infelicidade tem pessoas que aprendem de uma forma mais bonita, de um jeito mais cuidado e não partilha disso em alguns momentos da vida por se perder no egoísmo.

Tem gente que não consegui ver além do próprio mundo e acabada perdendo a imensidão do mundo que Deus criou. Deus é tão delicado nos detalhes que não precisa mais do que sentir e agir para viver feliz e em paz.
Aquele que consegue amar de verdade conseguir suportar dores cruéis. Sabe curar e cuidar dos machucados. Sabe reconhecer os erros. Sabe deixar ir. Sabe receber. Sabe suportar o tempo. Sabe o valor que a cumplicidade, verdade, fidelidade, honestidade... tem.

Mas tem gente que confunde amor com obsessão. Que não sabe se colocar no lugar de outrem e agi sem se importar em ferir o outro. Que usa de armas inúteis para obter o desejado. Tem gente que não sabe dar valor ao amor que tem e se perde no caminho. E são essas pessoas que acreditam que o amor machuca. – O que machuca é imbecialidade das próprias pessoas.

O amor não machuca. O que machuca é a falta de verdade. É a necessidade de agir às escuras. É a necessidade de ver o mal do outrem em troca da própria felicidade. Quem ama tem necessidade de ver a felicidade do outro independente da falta da sua.

Eu ainda preciso aprender muitas coisas sobre relacionamento, mas eu posso dizer que sei Amar. O meu problema sempre será o de esperar que ajam comigo da mesma maneira que eu consigo agir com as pessoas. Eu sei que se deve agir sempre da maneira certa sem esperar nada em troca. Mas todo mundo sempre espera ao menos algo por mínimo que seja. Eu sempre espero o Respeito. O Respeito atrai os bons.

Williane Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você lê e sofre. Você lê e sorri. Você lê e engasga. Você lê e tem arrepios. Você lê, e sua vida vai se misturando no que está sendo lido. Caio F. Abreu